Como Vender Produtos nos Marketplaces
Na China 90% das vendas
online são realizadas através de marketplaces.
Fazendo um bom planejamento
para iniciar o trabalho é bem provável que os
resultados sejam muito
satisfatórios. O curso conta com seis módulos que
exploram informações sobre o
mercado, tipos de marketplaces, como fazer o
credenciamento, marketing de
conteúdo e muito mais.
Você tem uma sólida proposta de valor que está confiante de que gerará demanda - eventualmente. Você tem uma grande quantidade de ofertas promocionais e campanhas de marketing prontas para serem lançadas em momentos oportunos. Sua apresentação nas mídias siciais está se preparando e todo o seu conteúdo de lançamento foi verificado e verificado SEO . Apenas uma pergunta permanece para ser respondida.
Onde você vai vender seus produtos?
Você pode criar sua própria vitrine em sites como a Americanas, Shoptime, Submarino, Extra, Magazine Luiza, Ponto Frio, Casas Bahia, Walmart,
Netshoes, Dafiti, Shop2gether, Mercado Livre, Elo7 e outros, são excelentes
opções para vender online.
Ambas as abordagens têm suas vantagens e desvantagens, e é uma decisão que deve ser ponderada com cuidado. Hoje compartilharei alguns prós e contras de cada método e compartilharei o que fazemos.
Prós de vender em um mercado estabelecido
Mesmo que sites como Shopify tornem possível criar uma loja dentro de algumas horas, ainda é apenas uma parte do quebra-cabeça, e é por isso que a utilização da infraestrutura de mercado on-line de outra pessoa pode parecer tão atraente.
Entre a conveniência, a logística simplificada e o acesso mais rápido a um grupo maior de clientes em potencial, há muito a oferecer.
Canal de alto tráfego
Com um mercado, você está se conectando a uma máquina de tráfego existente, em vez de tentar encontrar clientes por conta própria, o que é muito mais difícil e mais caro. A Amazon é o maior varejo da América do Norte. Na verdade, a partir de dezembro de 2017, eles recebiam 197 milhões de visitantes por mês e o eBay tinha 164 milhões de compradores registrados. Essa é uma tonelada de tráfego existente que você pode conectar para aumentar rapidamente seu volume de vendas.
Com sua própria loja, não importa o quão meticulosamente seus patos estejam alinhados no dia do lançamento, você não estará atraindo tanto tráfego quanto mercados como o Ebay ou a Amazon. Eles tiveram anos para se tornarem conhecidos como varejistas on-line de classe mundial.
Aquisição de novos clientes
Um dos maiores benefícios para um mercado existente é o fato de que ele já tem uma base de usuários estabelecida que visita e confia na plataforma, tornando a chance de convertê-los em um cliente muito maior. Isso minimiza a quantidade de trabalho que você precisa fazer para obter novos olhos para ver seus produtos.
Ao vender através de um mercado, você terá muito mais oportunidades de alcançar esses novos clientes que talvez nunca tenham ouvido falar de você antes.
Credibilidade Emprestada
As pessoas tendem a fazer compras em mercados conhecidos porque são mais seguras do que outras lojas online menores. Por exemplo, se eu pessoalmente tiver que escolher entre comprar um produto na Amazon versus uma loja virtual privada que nunca visitei antes, escolherei a Amazon todas as vezes.
Isso é porque eles já têm a minha confiança, eu sei que vou conseguir o que eu pago, e todas as minhas informações já estão armazenadas, tornando-o super rápido e fácil no checkout. Ao optar por vender em um mercado, a confiança existente para a plataforma será estendida a você como um vendedor imediatamente.
Contras de vender em um mercado estabelecido
Toda vez que você decide fazer parceria com outra pessoa e conquistar os benefícios de todo o trabalho que já fez, você está em seu território, seguindo suas regras. Você está construindo sua casa em terras alugadas que tem seus riscos.
Isso não é inerentemente uma coisa ruim, é claro - significa apenas que você precisa decidir se as vantagens que eles podem oferecer valem a pena dar algum controle em troca.
Taxas aumentadas

Se você está se estabelecendo em um mercado popular, isso também significa que você está pagando o aluguel. A Amazon cobra taxas mensais nominais, além de taxas extras para cada venda, que variam de acordo com a categoria e o preço. Essas taxas podem resultar em uma grande parcela de mudanças ao longo do tempo, especialmente para vendedores de alto volume.
Concorrência
Há desvantagens em vender seus produtos em um local onde muitas outras pessoas também vendem seus produtos. É um bazar digital com muitos produtos diferentes em oferta, por isso, embora atraia milhões de compradores, também tem milhões de produtos, o que torna mais difícil se destacar para esses visitantes. Depois de encontrar você, você tem que atraí-los, pois haverá outros produtos similares a apenas um clique de distância.
Como qualquer vendedor da Amazon dirá, a concorrência no maior mercado on-line do mundo é acirrada, para dizer o mínimo. Para manter a lucratividade, você precisa estar preparado para dedicar muito tempo e esforço para garantir que seus produtos tenham um preço adequado.
Menor valor de Marca
A grande maioria dos compradores on-line, principalmente na Amazon, não faz questão de ver quem eles realmente compram. A Amazon também vende produtos diretamente de seus próprios depósitos, portanto, não é apenas uma plataforma para revendedores.
Os clientes raramente sabem ou se importam com a diferença. Para a maioria das pessoas, os tênis que acabaram de comprar simplesmente vieram da Amazon, e eles nem sabem que você existe. Isso coloca um verdadeiro amortecedor em referências e publicidade boca-a-boca.
Engajamento limitado do cliente
Quando você vende na Amazon, os clientes que compram de você não são seus clientes, eles são clientes da Amazon, o que significa que você não tem uma oportunidade de interação direta.
Isso não significa apenas que os problemas de atendimento ao cliente se tornam mais complicados, mas também custa a você aumentar as oportunidades se não tiver uma maneira conveniente de oferecê-los por meio da arquitetura de outra pessoa. Em defesa da Amazon, eles fizeram avanços reais para facilitar a comunicação direta entre compradores e vendedores nos últimos anos, mas você ainda está sujeito ao funcionamento da infraestrutura de outra pessoa.
Listagens invadidas
Deixei um dos aspectos mais desafiadores (e, em alguns casos, sinistros) de usar um mercado para o final. Tendo suas listas sequestradas é uma das coisas mais agravantes e caras que podem acontecer aos vendedores, e é um problema crescente.
Em suma, geralmente se desenrola da seguinte forma: você está sentado confortavelmente em sua caixa de compra Amazon, duramente conquistada, processando montanhas de pedidos todos os dias. Mas da próxima vez que você fizer login para ver como as coisas estão indo, você descobrirá que foi arrancado de você por alguém que vende imitações baratas por uma fração do preço.
Na maioria dos casos, o produto é comprovadamente inferior ou mesmo falsamente anunciado, mas os compradores não sabem disso até receberem o item e, nesse meio tempo, você caiu de centenas de vendas por dia para zero.
Existem maneiras de proteger-se disso, até certo ponto, mas nenhuma abordagem é infalível, e a maioria dos vendedores do mercado experimentará listagens seqüestradas uma vez ou outra.
Isso acontece porque assim como o cliente não é seu, a listagem do produto também é propriedade da Amazon. Sim, mesmo se você inventou o produto e criou o anúncio, outras pessoas ainda podem vender nele - o que me traz de volta à metáfora da construção de uma casa em terras alugadas.
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Prós de criar sua própria loja on-line
Alugando espaço em um mercado existente é uma tonelada de trabalho, mas construir sua própria loja a partir do zero é mais difícil e mais demorado. No entanto, ainda existem razões convincentes para considerar fazê-lo, particularmente para empreendimentos de longo alcance.
Controle total, nenhuma competição (direta)
Uma das vantagens mais óbvias para atacar por conta própria é a retenção total de autonomia. Você quase certamente não registrará o maior volume de vendas nem terá muito tráfego no começo, mas o império comparativamente modesto que você construir será todo seu.
Além disso, se você está pensando em anos e décadas (como qualquer bom empreendedor deveria ser), criar sua própria loja quase sempre funciona melhor a longo prazo. Sem possibilidade de listagens sequestradas ou aumento das taxas de vendedor, você está livre para concentrar mais sua energia em seus produtos e clientes.
Nome e Reconhecimento da Marca
Cada participante autônomo, de Bill Gates a uma operação de cuidados pessoais com cães, sabe da importância de divulgar seu nome ou marca para que as pessoas comecem a reconhecê-lo. Nos primeiros meses após o lançamento do seu negócio, o reconhecimento do nome deve ser sua principal prioridade.
Administrar sua própria loja garante que não há dúvidas sobre a origem de seus excelentes produtos e fará muito mais para elevar seu ranking de páginas e criar um grupo fiel de clientes fiéis.
Experiência do cliente
Estamos em um ponto no tempo em que criar uma grande experiência de compra tornou-se uma necessidade, já que a venda de experiências físicas eclipsou a simples fabricação e venda de produtos.
Quando você tem sua própria loja, você controla todos os aspectos da experiência do cliente, desde o site, até as mensagens, até a entrega. Você pode criar uma experiência para seus clientes que desperta emoções e gera mais lembranças do que uma outra entrega da Amazon.
Você pode interagir com seus clientes e atender às suas necessidades exatas.
Aumento das oportunidades de receita através de Promoções
Para a maioria dos sites de comércio eletrônico bem-sucedidos, uma grande parte da receita é proveniente de promoções, não de vendas iniciais para novos clientes; É muito mais fácil mostrar aos seus clientes coisas que eles ainda não sabem que precisam em sua própria plataforma.
Com sua própria loja, você tem controle total sobre a criação de e ofertas para seus visitantes, o que pode fazer uma grande diferença na receita de sua loja.
Bens mais valiosos para os investidores
Finalmente, os investidores gostam de ver uma operação confiante e assertiva em que uma pessoa ou um pequeno grupo está dando as ordens (bons investidores, de qualquer forma). Não é impossível encontrar investidores dispostos a assinar com sua marca se você está vendendo principalmente em um mercado, mas é muito mais fácil ganhar a confiança deles se você puder mostrar a eles uma configuração interna totalmente sob seu próprio controle. Acionistas tendem a ser um pouco mais nervosos quando um terceiro tem algum poder sobre suas operações diárias.
Contras de criar sua própria loja
Embora manter tudo internamente definitivamente tenha seu apelo, não é sem suas compensações. No geral, você estará colocando mais trabalho e esperando mais por lucros, especialmente no começo.
Maior tempo para obtenção de receita e aquisição de clientes mais cara
Há uma razão para as empresas de sucesso se concentrarem tanto na retenção de clientes: uma vez que você tenha convencido alguém de que vale a pena comprar seus produtos (mais de uma vez, idealmente), a parte mais difícil já passou. Qualquer novo site de e-commerce é relativamente desconhecido em sua infância, e você precisará suar muito mais para conseguir clientes na porta. Você pode ficar no vermelho por meses ou até anos, e você precisa ser capaz de lidar com isso sem ter um ataque de pânico.
Se sua proposição de valor for forte, os clientes virão até você - eventualmente. Pode demorar um pouco, e você deve estar pronto para o longo prazo.
Mais (e mais complexa) logística
Você também deve competir em velocidade e preço com os grandes mercados, e é isso que as pessoas se acostumaram, e isso torna o desafio ainda maior.
Não existe uma solução única para todos ...
… Mas há um que é certo para sua marca. Uma das muitas razões pelas quais o capitalismo é tão fantástico é o número essencialmente infinito de opções disponíveis para os pensadores criativos dispostos a arregaçar as mangas e trabalhar.
Você pode descobrir que uma abordagem híbrida funciona bem para o seu negócio ou que uma abordagem mais restrita é mais adequada à sua marca em particular.
Em qualquer caso, muito planejamento e raciocínio cuidadoso agora pouparão muitas dores de cabeça no futuro.
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